Para criar um personagem novo para a campanha, algumas regras devem ser seguidas.
Mas o mais importante é. Náo é necessário jogar um único dado.
Com estas regras, cada um pode criar seus personagens em casa sem perder tempo que poderia ser de jogo!
Atributos
Os atributos devem ser selecionados seguindo a planilha abaixo. Podem sobrar pontos, mas nunca gastar mais do que 100. A pontuação é o suficiente para montar qualquer classe de personagem, permitindo possuir de 3 a 8 pontos de bônus, dependendo da forma que distribuir.
Planilha de Atributos
História
Todos os personagens devem ter uma história. Esta história deve explicar o nível do personagem, itens mágicos que tenha comprado, classes de prestígio, como chegou até onde os personagens estão, data de nascimento, etc..
Raça
Pode ser selecionada qualquer raça de Faerun, exceto meio-orc, Elementais e plane touched. Porém qualquer outra raça que não seja uma das básicas deve ser autorizada préviamente.
Humanos receberão 10% de xp a mais e iniciarão com um feat extra, além das demais características descritas no livro do jogador.
Classe
Pode ser selecionada qualquer clase de Faerun, exceto monge. Porém qualquer outra que não seja uma das básicas deve ser autorizada préviamente.
Classe de Prestígio
É permitido um personagem começar com uma classe de restigio, mas deve ser bem justificada e autorizada préviamente.
Dinheiro Inicial
Cada personagem começa com uma quantidade de dinheiro igual a seu inicial mais 200 vezes seu nível, . Se a classe comessa com 50 po no primeiro nível, um novo personagem de sexto nível iniciaria com (50+200)x6 peças de ouro, ou seja 1500 peças de ouro .
Itens Mágicos
Pode-se comprar qualquer item mágico que consta no livro do mestre na criação do personagem.
Nível
O nível do personagem é sempre um a menos do que o personagem de nível mais baixo do grupo. Caso o jogador tenha deixado seu personagem morrer de propósito, sofrerá as penalidades definidas pelo mestre, como voltar com nível ainda mais baixo.
03 janeiro 2005
Regras para Criar um personagem Novo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
23 comentários:
chefim, essa tabela de pontos ai, ta meio cabulosa... da pra fazer super-herois com ela... aumenta o custo dos atributos ai, ou diminui os pontos...
Acho que num dá pra fazer super herói não...
pelo que eu medi, ou vc faz um cara com:
18-18-8-8-8-8 (bonus de +4)
até um
14-14-14-14-12-12 (bonus de +10)
De qualquer forma, os caras não vão desbalancear, afinal dificilmente um cara vai conceguir colocar um 20 em algum atributo...
que tipo de super herói você pensa que seria possível fazer?
o problema eh que o sistema de pontos fica desigual quando vc coloca as raças... pq ai da pra vc ter um 18, muito mais barato... a gente teve o mesmo problema com a aventura do tulio.
Quem for humano leva muito prejuizo... pq nao ganha os ajustes raciais... ai um anao começando com 16 de constituição e mundando pra 18 de depois, ficaria muito mais barato que um humano colocando 18 direto, entendeu?
isso pra todas as raças...
Isso é verdade Jú, mas o mesmo acontece com a rolagem de dados. É mais fácil pra um elfo ter 18 de destreza que um humano...
Mas qual a sujestão?
- Reduzir de 120 para 100 pontos?
- Manter rolagem de dados?
- Considerar raça na contagem de pontos?
Ju,
Estive pensando aqui, e acho que é isso mesmo.
Não é que outras raças terão vantagem sobre os humanos, é que elas são melhores mesmo.
Um Elfo com 18 de dextreza equivale a um humano com 16 de destreza. Por isso custa o mesmo.
No caso, de querer comparar com um humando com 18 de destreza, tem que comparar com um elfo com 20 de destreza.
Para incentivar personagens humanos, podemos adotar a regra que eu usava antes.
Humanos precisam de menos XP para passar de nível. Antes jogavamos com 10%, mas é muito, principalmente jogando com níveis mais altos. Podemos fazer que humanos precisam de 5% de XP a menos.
Opiniões?
Chefinho queria propor uma regra para magia, agente poderia usar uma regra para usar mana. A regra é bem simples e o objetivo e dar um maior poder ao mago, e deixa-los menos preços as magias decoras.
Regra. O valor de mana do mago é igual ao número de magias que ele pode lançar vezes o nível da magia.
Custo de mana para as magias seria igual ao circulo da magia.
Exemplo. Um mago de primeiro nível teria 1 ponto de mana por poder lançar 1 magia de 1 circulo mais as magias de bonus por inteligencia.
Um mago de 5 nível, teria 10 pontos de mana. 1 de 3 circulo, 2 de 3 circulo e 3 de 1 circulo.
Desta forma ele poderia escolher como gastar seus pontos.
com relação a regra do xp eu nao sei... pode ser... mas os pontos é complicado, pq humano ja é ruim... nao ganha atributo, nao ganha habilidade especial de raça e nem nada disso... anao ganha altas proteção contra magia, elfo contra encatamento... entao tinha que pensar em um jeito de melhorar o humano, se for usar o sistema de pontos.
Tiago,
Conforme conversamos, creio que pode ser uma boa idéia sim estes ajustes nas magias do mago.
Creio que seria melhor testarmos estas regras antes em alguma aventura que esteje iniciando do que na minha que já está mais avançada.
Mas aprovando, podemos sim fazer isso. Creio que estabelecendo bem as regras podemos defini-las como padrão.
Falando em regras, sobre humanos ganharem mais 5% de XP, vou colocar um post para votar-mos no que é melhor.
Eu pesquisei na net e encontrei um livro só sobre regras alternativas para as que já existem. Lá existe uma regra para Spell point. Ela é muito parecida com a que agente havia discutido, porem eles usam duas tabelas para calular o mana do jogador. E fica um pouco mais complicado. Depois vou enviar o livros paras vcs darem uma olhada. Mesmo assim ainda acredito que a que agente discutiu fica mais simples e boa. Depois vou ler sobre as outras regras, achei o livro bem legal.
Eu achei a taela boa, mais eu ainda acho que jogar com +10 de bonus é muita coisa, acho que uns +8 fica bem melhor.
Na minha aventura quem for morrendo sofrerá essa perda de atributo, pois vai utilizar novas tabelas mias caras. xD
"keep your feet on the ground"
Bem, Fiz um ajuste na planilha para permitir no máximo um bonus de +8 para o personagem.
Isso tornam os personagens mais "normais".
Mas ainda temos de decidir sobre dar 5% a mais de XP para humanos.
Esta alteração acarretaria alterações nos personagens existentes na campanha, portanto deve ser unanime para ocorrer.
Já com relação as regras de magias sugeridas pelo Drift, isso precisamos avaliar e testar em alguma outra aventura antes de implementar nesta. E já vou dizendo. A regra tem de ser bem simples e de forma alguma tornar o mago algo mais próximo de um sorceress.
Opa, estou avaliando a tabela de atributos, toda a parte de lógica e desenvolvimento de programação do excel ficaram ótimas como ja era esperado de voce! O que achei ruim foi que colocando os pontos como 100 e distribuindo eles em 37 50 60 pontos por exemplo fica complicado de se pensar sobre os números que podemos gastar. Ainda nao tenho sugestão mas acho que poderíamos bolar uma maneira mais fácil de se distribuir os pontos. O problema e como, ja que muitos métodos foram testados ate agora.
Quanto a humano, 10% pra mim e pouco mas ja é um começo. Poda começar com 2 feets também!
A tabela de atributos com +8 no somatório dos bonus fica muito bom, pois, jogar com personagens "like god" as vezes "more than gods"
-*se lembra de Lothar*
Fica meio paia.
-Humano: Acho que ganhar 10% a 15% de XP ficara muito bom, ou então dar mais bonus em feat ou skills.
-Humano não deve ganhar bonus atributos apra destribuir, pois ela aprende rapido e não é mais forte, agil resistente entre outras.
-Bonus de atributo é caracteristica de outras raças.
Shewldom,
Tentei fazer a tabela inteligente justamente para não precisar calcular muitos pontos... vai alterando e ajustando. em baixo indica se passou ou não.
apdomjoaquimsilverio99,
Um personagem com +8 vai ser bom, mas para esta aventura não rola de diminuir mais que isso, ou vai ficar muito desproporcional...
E se fizer uma combinação pra ficar com +8 não vai ter nenhum número alto, pra ter um 18, vai acabar tendo de diminuir pra +6 o bonus geral.
Bom, incluí mais uma limitação nas raças que podem ser escolhidas...
Nada de meio-orc, Plane-touched ou elementais...
E alterei o humando para
+10% de xp e +1 feat no início.
Como as outras alterações, prefiro alterar pouco agora e ver o que dá. Não quero pecar pelo excesso.
Dar mais XP par humano não sei se é uma boa coisa. Ele deveria ganhar outro tipo de coisa colocar XP na parada fica estranho, prefiro sem isso.
Não reclame, sugira.
Na boa, não vejo outra coisa que a raça humano possa ganhar, a não ser conhecimento, Feat, Skill e XP.
Acho que assim fica muito bom.
Eu apostaria apenas em XP.
o negocio do xp eh uma otima ideia... pois o humano nao tem 100 anos pra ficar treinando, igual o elfo e o anão... vide drift e lothar... que ja tao chegando na idade das punições... ai fica foda... mais xp=aprendizado mais rapido... que eh o certo... pra balancear...
Bom, com esta nova regra definida, vamos ter o seguinte mudando pro Drift, Lothar e novos chars
Drift, Lhotar e novos humanos
+1 feat.
Lothar e novos humanos
+10% a mais de XP
Afinal o Drift é lincantropo.
Ok, agora eu gostei, humano ta bala!!! isso ae, mais lembrem-se de comprar tochas, pois humano no escuro é cego e tocha é uma merda!
xD
Chefi´s atualiza ae o blog para a criação de personagens da raça humano! o que mudou!
vlw.
Já ta atualizado.
"Humanos receberão 10% de xp a mais e iniciarão com um feat extra, além das demais características descritas no livro do jogador."
Postar um comentário